segunda-feira, 23 de maio de 2011

COMO MONTAR UMA EMPRESA DE AMOSTRAGEM



Eduardo Gonçalves Pires

Disponível em: Agronomia

Hoje em dia, a atividade de amostragem de solo tem se mostrado o elo mais fraco da cadeia para se fazer recomendações precisas. Geralmente, as maiores falhas no processo foram identificadas na coleta de solo.

É muito difícil hoje em dia ocorrerem erros representativos na análise do laboratório ou a recomendação de profissionais.

O erro maior é na amostragem, principalmente porque na maioria dos casos não é feita conforme o programado. São vários fatores que levam ao erro, mas o principal é não existir pessoal qualificado.

Já existem diversas empresas especializadas, porém o mercado é gigantesco para quem quer explorá-lo.

A sugestão que posso dar é começar com uma empresa pequena, com alguns equipamentos como sondas para amostragem e trado holandês. Dê preferência aos produtos confeccionados em aço inox, pois no caso de ferramentas de ferro, este pode contaminar as amostras com Fe e Zn que são constituintes do material.

Outro ponto importante é fazer convênios com laboratórios de análise, pois estes têm centenas de clientes que podem indicar e ainda por cima podem garantir prazos e preços mais atrativos com parcerias.

A confecção de material como: cartões, folders e site tornam-se imprescindíveis para divulgação da empresa. Visto que faz com que dê um caráter mais profissional ao negócio.

Por último, tentar criar uma grande carteira de clientes para que garanta a prosperidade do negócio, pois geralmente as amostragens se concentram em um período muito pequeno.

Algumas empresas vêm atuando com agricultura de precisão e criaram veículos próprios para amostragens de grandes áreas. Vale a pena no futuro investir neste mercado, pois é um novo nicho de mercado que cresce cada dia mais.

Uma dica importante é  complementar o negócio oferecendo o serviço de recomendação, mas para isso, é necessário grande conhecimento na área para se oferecer um serviço diferenciado e complementar às informações que constam em manuais de adubação.

OBS.: Caso você não tenha conhecimentos aprofundados desta área, busque informações com profissionais que já executam esta atividade.

Boa sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário