O curso de Agronomia utiliza contribuições de várias ciências exatas, sociais e econômicas. O arranjo original dessas contribuições lhe confere características próprias. Por meio de seus princípios e procedimentos, a Agronomia se manifesta como um conjunto organizado de conhecimentos.
Em razão da multiplicidade de seus objetos de estudo, ela pode ser dividida em muitos ramos, tais como, por exemplo, olericultura, agricultura, fruticultura, floricultura, zootecnia, agronegócios, construções rurais, irrigação e drenagem, economia rural, tratamento fitossanitário, recursos naturais renováveis e silvicultura. Outra área importante da Agronomia é a agricultura sustentável, que prossegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, unidades agrícolas lucrativas, e a criação de comunidades agrícolas prósperas.
O agrônomo é um profissional bastante eclético, a habilidade deste profissional é, de uma forma geral, muito ampla, pois trabalha com a interação dos três reinos: animal, vegetal e mineral e, também, nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão.
Dessa forma, o curso de Agronomia se destaca como uma das profissões mais promissoras atualmente, devido à necessidade crescente de produção de alimentos de forma sustentável, agregando lucratividade para o produtor à conservação do ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário