quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O cuidado com as plantas durante a estiagem

As mudanças climáticas que temos observado, com fases de chuvas excessivas alternadas com períodos de seca, exigem de nós atenções especiais com as plantas de vasos e canteiros, onde a umidade precisa ser controlada para lhes garantir a sobrevivência. Nas últimas semanas enfrentamos períodos de pouca umidade do ar – quando o normal é 60%, temos tido nas grandes cidades, menos do que 30% – que afeta nossa saúde e também as necessidades dos vegetais.

Mas, se a temperatura permanece alta como agora, e a unidade relativa do ar em índices tão baixos, é preciso que adaptemos nossos conceitos, para oferecer às plantas aquilo que elas precisam: água, muita água, e na medida do que for necessário, e que só pode ser medido pela observação.
As plantas mais exigentes com a água são aquelas que precisam mais atenção nessas circunstâncias, devendo-se sempre estar atento às condições de umidade nos vasos. Como manter os pratinhos cheios de água pode atrair insetos e promover a multiplicação de mosquitos como o da dengue, o ideal é colocar pedriscos nos espaços vazios, e só então encher de água, o que ajuda a manter a umidade de forma saudável.

Outro recurso para manter a umidade é cobrir os espaços vazios de vasos e canteiros com alguns tipos de cobertura, como casca de pinus, palha de arroz ou milho, argila expandida ou outros materiais, como pedriscos coloridos, inclusive alguns muito decorativos. Cobrindo-se os espaços de terra dessa maneira, também contribuímos para manter a umidade por mais tempo.

Vivemos num tempo em que os ciclos climáticos estão em transformação, então é recomendável que consultemos os manuais de paisagismo e jardinagem, mas dando desconto sobre as situações que podemos observar, diariamente em nossos próprios jardins e quintais. As orientações que eles trazem podem ser válidas, mas nada vai substituir a sensibilidade de cada um, ao cuidar de suas plantas.



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

“500 perguntas – 500 respostas sobre Agroenergia”

Faça sua pergunta para o livro “500 perguntas – 500 respostas sobre Agroenergia”

Ações do documento A Embrapa Agroenergia está iniciando a elaboração do livro 500 perguntas – 500 respostas sobre Agroenergia, em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica. O livro terá como foco as principais dúvidas apontadas pelos leitores sobre assuntos relacionados ao tema agroenergia.

A primeira pergunta será, sem dúvida: o que é agroenergia.? “Embora não haja uma definição única, pode-se considerá-la como sendo a energia proveniente do aproveitamento da biomassa obtida nas cadeias produtivas de etanol, biodiesel, florestas energéticas e aproveitamento de coprodutos e resíduos. Esse é o escopo do Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, explica o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral.

Decisiva para a expansão da agricultura brasileira e para transformar o Brasil em uma potência na produção de alimentos, a Embrapa tem pela frente o desafio de contribuir para consolidar a posição do Brasil como o maior produtor mundial de energia renovável a partir da biomassa. “Essa publicação vem de encontro à necessidade da sociedade de se informar sobre um dos temas mais discutidos nos últimos tempos”, ressalta o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães.

Com essa publicação, completa Durães, a Embrapa está repassando conhecimentos de uma forma participativa, pois as perguntas virão da sociedade. “A idéia do livro surgiu pela grande demanda do tema e para auxiliar a sociedade em geral no entendimento da Agroenergia, especialmente os estudantes, produtores, industriais, técnicos e jornalistas”, completa.

Até agora, a coleção 500 perguntas – 500 respostas conta com 30 publicações em diversos assuntos, tanto da área animal, quanto da vegetal. Entre os assuntos estão: arroz, feijão, banana, gado de leite, gado de corte, suínos, caprinos, hortaliças orgânicas, etc. Em cada livro, os leitores podem obter respostas curtas e objetivas. Todos os livros podem ser consultados em http://www.sct.embrapa.br/500p500r/. Dentro do projeto editorial, 60 perguntas são selecionadas para ter ilustrações, explica a gerente de projetos editoriais da Embrapa Informação Tecnológica, Mayara Carneiro. “A coleção é um sucesso editorial. A demanda é grande. O que os técnicos observam que essa coleção é muito demandada na livraria virtual (http://livraria.sct.embrapa.br) e durante exposições e feiras”, diz Mayara.

As perguntas podem ser enviadas, até 10 de setembro, para o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Agroenergia no endereço sac.cnpae@embrapa.br. “Contamos com a colaboração de todos para que o trabalho seja efetivado com sucesso e que o livro responda às principais dúvidas sobre o tema agroenergia”, reforça Cabral.

Embrapa Agroenergia

Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)

daniela.collares@embrapa.br

(61) 3448-15

Estagiário: Leonardo Ferreira


 


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dicas

Olá leitor!

Atualização é sempre necessária. Por isso não perca tempo, continue a leitura e veja as DICAS que separamos para você.

Planejamento ambiental do espaço rural com ênfase para microbacias hidrográficas: manejo de recursos, ferramentas computacionais e educação ambiental, lviro editado pela Livraria Embrapa, tendo como autores os Professores Marco Antonio Ferreira Gomes, Maria Conceição Peres Young  Pessoa. O livro será lançado no dia 15 de Agosto, durante a Bienal do Livro de São Paulo.




quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Perfil Profissional

       
        O Engenheiro Agrônomo formado pela FAEF apresenta o perfil de profissional eclético capaz de gerenciar a empresa agrícola e realizar projetos para agricultura, que sejam economicamente viáveis,  apresenta o perfil de profissional eclético capaz de gerenciar a empresa agrícola e realizar projetos para agricultura, que sejam economicamente viáveis.

Agronomia em Fotos

     
 O curso de Agronomia utiliza contribuições de várias ciências exatas, sociais e econômicas. O arranjo original dessas contribuições lhe confere características próprias. Por meio de seus princípios e procedimentos, a Agronomia se manifesta como um conjunto organizado de conhecimentos.

      Em razão da multiplicidade de seus objetos de estudo, ela pode ser dividida em muitos ramos, tais como, por exemplo, olericultura, agricultura, fruticultura, floricultura, zootecnia, agronegócios, construções rurais, irrigação e drenagem, economia rural, tratamento fitossanitário, recursos naturais renováveis e silvicultura. Outra área importante da Agronomia é a agricultura sustentável, que prossegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, unidades agrícolas lucrativas, e a criação de comunidades agrícolas prósperas.

      O agrônomo é um profissional bastante eclético, a habilidade deste profissional é, de uma forma geral, muito ampla, pois trabalha com a interação dos três reinos: animal, vegetal e mineral e, também, nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão.

     Dessa forma, o curso de Agronomia se destaca como uma das profissões mais promissoras atualmente, devido à necessidade crescente de produção de alimentos de forma sustentável, agregando lucratividade para o produtor à conservação do ambiente.